Ícone do site Blog da Ciência

A Colher que Desaparece – O Veredito

Imagem de capa com o livro A Colher que Desaparece à esquerda e o texto "Livro #2, A Colher que Desaparece, Sam Kean" à direita.

A Colher que Desaparece é na maior parte um livro de história e não um livro de química.

Sam Kean narra as disputas políticas, guerras e é claro, descobertas de cientistas que estavam comprometidos em contribuir com o conhecimento. Tudo isso envolvendo os elementos da tabela periódica.

Vou listar aqui as principais curiosidades da ciência que aprendi durante a leitura. Deixo os detalhes históricos para quem quiser ler o livro.

E antes que eu me esqueça, sugiro fortemente a quem for ler que o faça com uma tabela periódica interativa como esta aqui por perto. Sempre que o autor citar um elemento, é só consultar.

Curiosidades

O Bico de Bunsen não foi inventado por Robert Bunsen.

Conclusão

A Colher que Desaparece tem diversos tesouros enterrados, assuntos dos quais você talvez não tenha ouvido falar mais que vai pegar para pesquisar e saber um pouco mais.

Apesar de contar a história da tabela periódica, Sam Kean não segue bem uma ordem cronológica, o que pode tornar as coisas um pouco confusas.

E como disse no início, este não é um livro de química, mas sobre química. Cuidado com as expectativas.

Acho que vale a pena a leitura principalmente por causa desses tais tesouros. São o tipo de coisa super interessante que a gente não vê nas aulas de química.

*No livro está escrito meteoro, o que está errado.


Se você gostou, dá aquele clique no botão da sua rede social favorita pra ajudar a espalhar esse texto.

E se você aprendeu algo novo ou já tinha lido o livro, me conta aqui nos comentários.